sábado, 2 de agosto de 2008

O embrião do RPG Literário

Antes de falar sobre personagens criados e perfis, gostaria de comentar sobre o embrião da idéia do blog RPG - Role Poetic Games.
Conheci, via orkut, primeiro o Leandro Kerr, que era colega e amigo da Milena Loureiro, minha ex-colega de especialização em História do Rio Grande do Sul (FURG-2006). Leandro queria indicações sobre registrar e publicar um livro, projeto que tinha com uma amiga, a Suellen Rubira, que logo, via orkut também se apresentou, e logo trocamos os 3 os e-mail do MSN, e dali a identidade e amizade foram crescendo, até a idéia de criarmos um projeto de produção literária em conjunto.
Foi em meados de 2007, quando eu conversava com Suellen e Leandro, via msn, sobre criarmos esse blog coletivo de produção literária, que tive a idéia do nome RPG, lendo um texto sobre tal tema. Em seguida, apresentei a eles o miniconto de minha autoria, intitulado Aprisionados entre o real e o imaginário (íntegra abaixo), criado inicialmente para participar de concurso literário de um site português de Ficção, obra que deveria ter no máximo 150 palavras (teve 149). Indiquei aos meus dois novos amigos virtuais este miniconto para experimentação da idéia de trabalho em grupo. Su topou a idéia e escreveu um novo microconto a partir do primeiro, que ficou ótimo, já que ela mesma disse que jamais tinha escrito algo assim, preferia poemas e crônicas.
Em dezembro de 2007, com receio de que alguém registrasse um nome de blog parecido ou igual, criei o blog RPG - Role Poetic Games. Mas a proposta só foi tomar fôlego quando a Andréia Pires, descobriu o blog e deixou mensagem querendo participar; depois conhecendo a Ana Cristina Matias, também de visita ao blog, convidei-a a integrar a trupe. Em 21/6/08, iniciamos com a primeira postagem, da Déia, chamada Reino de estranhos, e ai os dados começaram a rolar de vez. Com a indicação da Ana de seu amigo, o desenhista Jouber D. Cunha, conseguimos mais um quesito de criatividade e originalidade, tendo alguém para criar as ilustrações especialmente para o blog.
Ah, cabe salientar que o miniconto, abaixo, foi adaptado para ser aproveitado dentro do blog, surgindo o post As torres de areia . O texto embrião do RPG foi inspirado em um fato verídico, mas isso é uma longa história, para quem sabe uma outra postagem.

APRISIONADOS ENTRE O REAL E O IMAGINÁRIO

Um pescador solitário passeava pela praia deserta.
No meio do caminho ensolarado achou uma pequena bola de cristal com um bonequinho dentro, indo e vindo sem sair do lugar.
Uma mulher alta e bela, toda vestida de branco, vindo do nada, apareceu em sua direção.
Naquele instante o mar silenciou. O vento sumiu. O tempo parou.
O pescador continuou indo e a mulher vindo, sem a distância se alterar.
Quando ele quis voltar, tropeçou nas pernas. O vilarejo em que morava manteve-se distante.
A mulher de branco continuou tranqüilamente em seu encalço.
Ele pensou ser algo sobrenatural, mas o eclipse do sol mudou sua opinião.
Ao olhar para o céu, descobriu um olho escuro e gigante de um menino que brincava com sua bola de cristal, correndo pela praia deserta, feliz por ter encontrado aquele presente caído do céu, enquanto uma mulher de branco, vinha caminhando em sua direção...