quarta-feira, 18 de março de 2009

RPG Literário e seus desdobramentos educacionais


A partir da experiência do RPG - Role Poetic Games ou Jogos Poéticos Virtuais, blog colaborativo de produção literária, parceria de seis amigos, vivendo na mesma cidade (Rio Grande-RS-Brasil), que se conheceram antes pela internet, surgiu depois, no meio educacional dois projetos intitulados RPG Literário.
O RPG Literário foi pensado como um paralelo a sistemática do jogo RPG, em que cada autor assume a narrativa, do ponto de vista de um ou mais personagens, num cenário idealizado, de um mundo entre o real e o imaginário...
o RPG Literário já possui dois projetos pedagógicos sendo gestados: um na Escola Municipal Cidade do Rio Grande (CAIC/FURG), no município d Rio Grande-RS-Brasil, com as professoras da instituição, a partir de meados de 2008, para futura utilização de blogs e criação literária com alunos. Ocorrerão na escola em dois encontros com integrantes do RPG - Role Poetic Games (Andréia Pires e José Roig), discutindo com as professoras essa proposta. Andréia é ao mesmo tempo, integrante do RPG e professora da escola CAIC, e foi divulgadora do blog e da proposta da instituição.
O outro "filho" do RPG Literário, está surgindo no Colégio Estadual 10 de Maio, da cidade de Itaperuna - RJ - Brasil, por indicação de Robson Freire, professor e editor do blog educacional Caldeirão de Ideias.
O Caldeirão foi escolhido em 2008, pelo Best Blogs Brasil, como o melhor blog do país, na categoria Corporativo, através da escolha por votação na internet.
A teia literária está se ampliando aos poucos...

4 comentários:

Freak disse...

Que ótimo ver o RPG crescendo, influenciando os pequenos leitores/escritores!

Jaime A. disse...

A ideia do RPG parece-me excelente, a mim, sobretudo, que também estou ligado à educação pois sou professor aqui em Portugal.

Silvana Nunes .'. disse...

Navegando sem ruma com a intenção de divulgar o meu blog, cheguei até você e gostei do que vi, tanto que pretendo voltar mais vezes. No momento estou impedida de fazer leituras muito extensas, pois a claridade da tela do computador está prejudicando um pouco a minha visão, devo tomar cuidado. Em breve resolverei esse problema. Bem, já que estou aqui aproveito para convidar a conhecer FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... em http://www.silnunesprof.blogspot.com
Eu como professora e pesquisadora acredito num mundo melhor através do exercício da leitura e enauqnto eu existir, vou lutar para que os meus ideiais não se percam.
Se gostar da minha proposta, siga-me.
Por hoje fico por aqui, Espero nos tornarmos bons amigos.
Que a PAZ e o BEM te acompanhem sempre.
Saudações Florestais !

Maria Marluce disse...

Que bom! o RPG formando leitores.