sexta-feira, 19 de setembro de 2008

RPG Literário inspirando professores em Rio Grande


Em 18/08/2008, José Roig e Andréia Pires (o primeiro como palestrante e a segunda, como organizadora), participaram na E.M. Cidade do Rio Grande - CAIC, em Rio Grande - RS - Brasil, do primeiro encontro da oficina de Produção textual e criação literária em sala de aula e em ambientes virtuais, atividade inspirada no blog RPG - Role Poetic Games ou Jogos Poéticos Virtuais.
Foi mais um desafio e uma atividade gratificante poder trocar experiências com professores sobre o uso da tecnologia no ambiente escolar, que torna a inclusão tecnológica significante para ambos: professores e alunos. O tempo passou rápido, e no segundo encontro será abordado mais a questão prática do uso de blogs, ao estilo RPG, na educação. Nesse encontro era necessária situar a questão dos blogs, RPGs e TICs no contexto dentro e fora da escola...
O referido projeto tem como objetivo promover a produção textual e a criação literária em sala de aula e em ambientes virtuais, como laboratório de informática e internet, através de blogs, em que as narrativas e as histórias criadas visam estimular a criatividade e o trabalho colaborativo, entre professores e alunos; propondo ao final do mesmo uma avaliação dos resultados obtidos e uma mostra da produção dos grupos à comunidade. Visa também estimular o uso criativo e pedagógico das tecnologias da informação e da comunicação, com enfoque literário e pedagógico; promovendo a pesquisa e o uso de outras formas de informação, como o uso da biblioteca escolar; incentivando o hábito da leitura entre os alunos, o trabalho coletivo e compartilhado e o intercâmbio artístico e cultural.
Nesse encontro foi abordado o que é um blog, como se usa um blog, como o uso de blogs pode auxilia na produção textual e na escrita criativa. Falei também sobre o que é um RPG, e o que se chama de tecnologia na educação e qual o papel do professor e dos alunos nisso tudo...
Além de mostrar o RPG Literário, apresentou-se às professoras da escola CAIC, os blogs Palavras de Papel e Onabru Urbano, que também trabalham com essa questão da escrita literária colaborativa on-line.
Saber que projetos literários como o RPG/Jogos Poéticos Virtuais podem servir de inspiração a projetos educacionais como o da E.M. Cidade do Rio Grande - CAIC é um grande estímulo para dar continuidade a essas atividades compartilhadas, de intercâmbio literário, tecnológico, artísitico, cultural e pedagógico. Há neles uma grande intertextualidade e multidisciplinaridade com a vida cotidiana, e independente da disciplina do professor, tudo pode ser tratado como narrativa, pois além da História propriamente dita, tudo tem a sua história particular, seja na matemática, nas ciências, na geografia, etc.
Notícia (link abaixo) extraída do blog Caldeirão de Idéias, cujo editor é Robson Freire, integrante do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) de Itaperuna - RJ, informa que o projeto RPG Literário, intitulado Role Poetic Games ou Jogos Poéticos Virtuais, inspirou também alguns professores da cidade de Itaperuna, conforme fragmento a seguir: "Conheci o conceito do RPG educacional com o meu amigo José Roig do Letra Viva do Roig e do Control Verso. Amei a idéia e comentando sobre ela junto aos meus colegas professores já temos 3 filhos, ainda em gestação, baseados no conceito desenvolvidos por ele e seus amigos. Os projetos abrangem áreas de geografia, historia, literatura, português e informática utilizando a sala de aula, sala de leitura, biblioteca e laboratório de informática mostrando que o projeto RPG pode representar perfeitamente o conceito de interdisciplinaridade abordados nos PCNs".
Assim que tivermos de Robson maiores detalhes do projeto inspirado no blog RPG, colocaremos aqui a informação neste espaço de divulgação.
Links:
http://nteitaperuna.blogspot.com/2008/09/rpg.html
Observação: Acima, fotografias tiradas por Andréia Pires, referente a oficina realizada na E.M. Cidade do Rio Grande - CAIC, em 18/09/2008.

2 comentários:

Andréia Pires disse...

eu não estava lá... não apareci em nenhuma foto.. :D

José Antonio Klaes Roig disse...

Oie, Andréia. Pois é, esse é o ônus de ser fotógrafo(a). Nunca aparece. Risos. Abraços e parabéns, pela defesa e conclusão do mestrado!
Ah, deixei pra turma RPG um post no Xadrez Literário.
Zé.